Mais do que apenas gerar uma venda, o marketing de relacionamento implica em esforços para manter o cliente fiel à empresa oferecendo benefícios exclusivos a eles.
Identifique os clientes mais valiosos!
É muito importante manter um banco de dados bastante atualizado com relação aos clientes, pois é ele que fornecerá as informações dos que mais merecem um investimento para concretizar a sua fidelização. Se do total dos clientes 20% forem responsáveis por 70% do faturamento total da sua empresa, é neles que deve focar os esforços.
Crie um programa de fidelidade para os clientes mais importantes
Assim como os bancos, administradoras de cartões de crédito, empresas aéreas e outras, possuem um programa de fidelidade atraente e bem focado, você também pode desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento dirigido para o seu negócio.
Baseado nas informações do banco de dados e em pesquisas que podem ser realizadas para identificar quais são as principais dificuldades, necessidades e desejos do seu público consumidor, é possível desenvolver uma estratégia bem definida e focada aos clientes mais importantes e responsáveis pelo maior faturamento da empresa. Nesse aspecto, vale também usar a criatividade para surpreender essa categoria clientes.
- Cadastre seus clientes, Cadastro de brindes, Cadastro de pontos.
- Sistema por CPF que dispensa o custo com carteirinhas de fidelidade.
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Gabriel Isoton Webdesigner, especialista em criação de sites